Os estudos de mídia e a problemática epistemológica da teoria da midiatização – uma nova escolástica?

Autores

  • Francisco Rüdiger Ufrgs/Pucrs

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.745-769

Palavras-chave:

Midiatização. Teorias da comunicação.

Resumo

Nosso objetivo consiste, primeiro, em reconstituir os antecedentes históricos de onde emergiu e os estágios reflexivos em que se desenvolveu a problemática teórica da midiatização de que tantos estudiosos da comunicação passaram a falar no curso do último decênio. Em segundo, tratase de mostrar como, neste período, foi ela elaborada em termos metodológicos, para embasar a proposição de um programa de pesquisa supostamente capaz de conferir uma disciplina ou constituir um paradigma nesta área do conhecimento. Enfim, procede-se à crítica de suas realizações e doutrina, levantando a hipótese de que, com isso, se está diante de uma nova escolástica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, Ufrgs/Pucrs

Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Publicou recentemente "O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda" (Sulina).

Referências

ADORNO, Theodor. Prólogo a la televisión. In: ADORNO, Theodor. Intervenciones. Caracas: Monte Avila, [1963] 1969. p. 63-74

ALTHEIDE, David. Media power. Beverly Hills: Sage, 1985.

ALTHEIDE, David; SNOW, Robert. Media logics. Beverly Hills: Sage, 1979.

AMPUJA, M. et al. E. String and weak forms of mediatization theory. Nordicom Review, Gothenburg, n. 35, p. 111-123, 2014.

AVERBECK, Stefanie. Understanding mediatizatin in “first modernity”. In: LUNDBY, Knut (Org.). Mediatization of communication. Berlin: Walter de Gruyter, 2014.

AVERBECK, Stefanie. French and Latin American perspectives on mediation and mediatization. Empedocles, Bristol, v. 3, n.2, p. 177-195, 2011.

BARBERO, Jesus. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Gustavo Gilli, 1987.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, [1977] 1980.

BASTOS, Marco. Medium, media, mediação e midiatização. In: MATTOS, M. A. et al. (Org.) Mediação & midiatização. Salvador: Edufba, 2012.

BAUDRILLARD, Jean. Crítica à economia política do signo. Lisboa: Edições 70, [1972] 1988.

BAUDRILLARD, Jean. L'exchange symbolique et la mort. Paris: Gallimard, 1976.

BOGOCH, Bryna; PELEG, Anat. Law in the age of media logic. In: LUNDBY, Knut (Org.). Mediatization of communication. Berlin: Walter de Gruyter, 2014.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Madri: Alianza, 2009.

COULDRY, Nick. Media, society, world. Cambridge: Polity, 2012.

COULDRY, Nick. When mediatization hits the ground. In: KROTZ, F.; HEPP, A. (Org.). Mediatized worlds. Londres: Macmillam, 2014.

CZITROM, Daniel. Media and the american mind. Chappel Hill: University of North Carolina, 1982.

DEACON, David; STANYER, James. Mediatization: key concept of concept bandwagon. Media, Culture, and Society, New York, v. 36, n. 7, p. 1032-1044, 2014.

ELLUL, Jacques. Propagandes. Paris: Armand Collin, 1962.

ESSER, Frank; STRÖMBAC, Jesper (Org.). Mediatization of politics. Londres: Palgrave, 2014.

FAUSTO NETO, Antonio. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Matrizes, São Paulo, v.2, p. 89- 105, 2008.

FAUSTO NETO, Antonio. Será que ele é? Onde estamos? A midiatização de um discurso proibido. Ícone, Recife, v. 1, p. 39-57, 2006.

FOUCAULT, Michel. Poderes y estrategias. In: FOUCAULT, Michel. Dialogo sobre el poder. Madri: Alianza, 1981.

FRANKLIN, Jean. Le discours du pouvoir. Paris: UGE, 1975.

GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método. Salamanca: Siguemé, [1960] 1977.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, [1984] 1989.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, [1962] 1984.

HARDT, Hanno. Social theories of the press. Beverly Hills: Sage, 1979.

HEPP, Andreas. Cultures of mediatization. Oxford: Blackwell, 2012.

HEPP, Andreas et al. Mediatization: theorizing the interplay between media, culture e society. Media, Culture, and Society, New York, v. 37, n. 2, p. 314-322, 2015.

HUGHES, Thomas. Networks of power. Baltimore: Johns Hopkins University, 1983

HJARVARD, Stig. The mediatization of culture and society. Londres: Routledge, 2013.

JANSON, André. Mobile belongings. In: LUNDBY, Knut (Org). Mediatization: concept, changes, consequences. Nova York: Lang, 2009.

KROTZ, Friedrich. Mediatisierung von Kommunication. Wiesbaden: VS, 2007.

KROTZ, Friedrich; HEPP, Andreas (Org.). Mediatized worlds. Londres: Macmillam, 2014.

LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, [1922] 2008.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. Porto: Escorpião, [1923] 1974.

LUNDBY, Knut (Org.). Mediatization of communication. Berlin: Walter de Gruyter, 2014.

LUNDBY, Knut (Org). Mediatization: concept, changes, consequences. Nova York: Lang, 2009.

MANHEIM, Ernst. La opinión pública. Madri: Editorial Revista de Derecho Privado, 1936.

MARCHETTI, Dominique (Org.). Communication et mediatisation de l'état. Grenoble: Pug, 2008.

MARTINO, Luis. A midiatização da religião e esfera pública nas eleições paulistas de 2012. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, v. 14, p. 7-26, 2014.

MARTINO, Luis. Mediação e midiatização da religião em suas articulações teóricas e práticas. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Org.) Mediação & midiatização. Salvador: Edufba, 2012.

MINC, A.; NORA, S. A informatização da sociedade. Lisboa: Europa-América, [1977] 1984.

MILLS, Wright. La imaginación sociológica. Mexico: FCE, [1959] 1961.

MORGAN, David. Mediation or mediatization. Culture and Religion, v. 12, p. 137-152, 2011.

MOROZOV, Evgeny. The net-delusion. Nova York: Public Affairs, 2011.

MOROZOV, Evgeny. To save everything, click here. Nova York: Public Affairs, 2013.

OAKES, Guy. Image and reality in Media Worlds. International Journal of Politics, Culture, and Society, New York, v. 5, n. 3, p. 439-463, 1992.

PEILL, C.; RÖSER, J. The meaning of home in the context of digitalization, mobilization and mediatization. In: KROTZ, F. ; HEPP, A. (Org). Mediatized worlds. Londres: Macmilam, 2014.

PROSS, Harry. Publizistik. Neuwied: Luchterhand, 1970.

RODRIGUES, Adriano. Estratégias da comunicação. Lisboa: Presença, 1990.

RODRIGUES, Adriano. O campo dos media. Lisboa: Vega, 1988.

SCHULZ, Winfried. Reconstructing mediatization as analitycal concept. European Journal of Communication, Braga, v. 19, n.1, p. 87-101, 2004.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, [1999] 2002.

SLATER, Dan. New media, developments and globalisation. Cambridge: Polity, 2013.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum. Petrópolis: Vozes, 2014.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, John. The media and modernity. Oxford: Polity, 1995.

THOMPSON, John. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes [1989] 1995.

WATSON, Rita; BLONDHEIM, Menahem. The Toronto School of Communication Theory. Toronto: University of Toronto, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Rüdiger, F. “Os Estudos De mídia E a problemática epistemológica Da Teoria Da midiatização – Uma Nova escolástica?”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 745-69, doi:10.19132/1807-8583201534.745-769.