Código de Ética

Código de Ética

 

A Intexto segue os códigos de ética, boas práticas e transparência do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações, COPE) com o intuito de manter a originalidade e a qualidade dos trabalhos aqui publicados, assim como prezar pelos autores, avaliadores e editores que fazem parte da Revista.

Em casos de suspeitas de infração ética, qualquer membro da comunidade pertinente à Intexto pode realizar denúncia através do e-mail intexto@ufrgs.br. Denúncias recebidas em outros meios deverão ser remetidas ao endereço eletrônico da revista para fins de registro.  O editor responsável pelo texto, ou membro da comissão editorial convidado, investigará a infração suspeita e deverá prosseguir conforme os fluxos de investigação e conduta ética indicados pela COPE, incluindo resposta ao denunciante e retratação de conteúdo na Revista, conforme o caso.

Autores, editores, revisores e leitores possuem responsabilidades e compromissos éticos pertinentes à sua atuação na revista.

 

Compromissos dos autores e autoras

  • Os manuscritos submetidos à Intexto devem ser inéditos e de autoria das pessoas registradas como tal no momento da submissão. A cópia ou apropriação de ideias de qualquer parte de outro texto sem a devida indicação de citação e sua referência completa são consideradas plágio. Os autores e autoras se comprometem a citar e referenciar quaisquer obras que tenham utilizado para composição do texto submetido à Revista, inclusive de sua própria autoria.
  • É sempre necessário que o autor informe (cite) todas as fontes das informações contidas nos textos, inclusive imagens de qualquer tipo (fotografias, desenhos, capturas de tela de sites, frames de vídeos, gráficos, etc.) e links.
  • Não são aceitas submissões de textos já publicados, exceto aqueles publicados em anais de evento, que devem, no entanto, ter sido objeto de alteração significativa . Traduções para português de textos importantes da área de Comunicação também poderão ser consideradas, a partir de seleção exclusiva por parte da Comissão Editorial da Intexto e avaliação por pares da tradução.  
  • A revista não aceita que um mesmo manuscrito seja submetido à Intexto e a outra publicação simultaneamente. Manuscritos enviados para a Intexto só podem ser enviados para outras revistas após liberação explícita por parte da Intexto.
  • É dever dos autores deixar explícito que não existem conflitos de interesse na publicação e cabe a eles a obrigatoriedade de indicar se a pesquisa foi financiada, e por quem.
  • O autor deve assumir responsabilidade pelo seu texto.
  • Quando pertinente, o uso de inteligência artificial (IA) é permitido como ferramenta de apoio metodológico desde que seja explicitada a forma e a extensão de sua aplicação. A ferramenta de IA nao tem atuação autoral.

 

Compromissos dos editores, Comissão e do Conselho Editorial

  • Realizar uma avaliação sem discriminar raça, gênero, ideologias políticas e crenças religiosas, levando em conta o conteúdo científico, sua relevância e o que pode trazer de inovações para a academia.
  • Selecionar avaliadores/pareceristas qualificados.
  • Publicar erratas e retificações quando erros forem apontados em textos de edições já publicadas.
  • Avaliar uma denúncia de violação do código de ética e, caso essa se confirme, tomar as medidas necessárias conforme fluxos de solução de conflitos da Comittee on Publication Ethics (COPE).

 

Compromissos dos e das pareceristas/revisores

  • Realizar revisão crítica e construtiva dos textos, levando em conta os aspectos científicos e textuais, e buscando instigar o aprimoramento dos manuscritos.
  • Não reter informações/conteúdo dos textos avaliados, nem discutir sobre os mesmos antes de sua publicação.
  • Respeitar os prazos delimitados.

 

Compromissos dos leitores

  • Mencionar fonte e autoria ao compartilhar ou se basear em quaisquer conteúdos veiculados pela Intexto.
  • Denunciar suspeitas de infração ética pertinentes a conteúdos veiculados pela Intexto ou ao papel e responsabilidades de seus autores, revisores e editores.