Comunicação e Semiótica: zonas de convergência e desafios partilhados nos estudos de Eliseo Verón sobre a construção social do sentido
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98958Palavras-chave:
Comunicação, Semiótica, Discurso Social, Signo, EnunciaçãoResumo
Este artigo propõe apresentar, numa dimensão descritivo-analítica, a interlocução entre Comunicação e Semiótica, pelo viés da teoria da discursividade social de Eliseo Verón. Ao tratar o discurso como materialidade espaço-temporal do sentido, Verón propôs um aporte teórico-metodológico para o estudo dos produtos mediáticos a partir das perspectivas do signo em Charles Sanders Peirce e do conceito de enunciação. O texto indica, via estudo bibliográfico, que a Teoria dos Discursos Sociais abarca a investigação dos efeitos de sentido nas enunciações mediáticas, superando as abordagens mecanicistas. Aponta, por fim, que, numa visada veroniana, Comunicação e Semiótica partilham uma zona de interseção constituída pelas preocupações com a produção social de sentido e a construção da realidade. Nesse âmbito, as modalidades de circulação da atual sociedade mediatizada desenham perspectivas e desafios à interface entre ambas.
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