Reverberações simbólicas no Google Trends: uma análise do imaginário na internet
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98924Palavras-chave:
Imaginário, Arquétipo, Google Trends, Símbolo, TânatosResumo
O texto propõe uma análise dos termos mais pesquisados da plataforma Google nos últimos dez anos, visando mapear, pela ferramenta Google Trends, a irrupção de conteúdos do imaginário na comunicação em rede. Buscou-se uma adaptação da proposta de Mitodologia de Gilbert Durand para se identificar o mito que irrompe na mídia eletrônica. A partir desses dados levantados, propôs-se uma reflexão sobre o Arquétipo de Tânatos e seus desdobramentos simbólicos para a sociedade mediática, questionando acerca do papel dos meios de comunicação e das práticas comunicativas nesse cenário cultural que elege a morte como seu símbolo diretor. Recorreu-se às contribuições da Teoria do Imaginário, Teoria da Comunicação e da Mídia, estabelecendo cruzamentos teóricos que nos forneçam ferramentas cognitivas para pensar a contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.