“Liguei o rádio pra conferir se era verdade”: a credibilidade do radiojornalismo local em tempos de fake news

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.98044

Palavras-chave:

Radiojornalismo, Rádio local, Credibilidade jornalística, Ouro Preto, Pesquisa de recepção, Fake news

Resumo

As emissoras locais de rádio têm suas programações jornalísticas ancoradas em informações relevantes para o cotidiano da comunidade, contribuindo para a proximidade simbólica com o ouvinte. A credibilidade de um meio de comunicação depende de convenções pré-estabelecidas com sua audiência em contratos de leitura consensuais. Dessa forma, a proposta do artigo é evidenciar os lugares de credibilidade do radiojornalismo local em tempos de diminuição da confiança na imprensa e da difusão de fake news. A pesquisa de recepção, que originou este recorte, tem base multimetodológica e combina aplicação de questionários e realização de entrevistas de história oral e semiestruturadas para analisar os discursos de ouvintes da Rádio Itatiaia Ouro Preto sobre suas experiências de escuta, relação com a cidade de Ouro Preto (MG) e percepções sobre o processo de migração da rádio para FM. Utilizando Análise Textual Discursiva, as entrevistas são exploradas aqui à luz da noção de credibilidade do rádio local. Os resultados apontam que o radiojornalismo local segue como a principal e mais confiável fonte de informação para populações de pequenas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor - UFOP).

Nair Prata, Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista, doutora em Linguística Aplicada (UFMG), com estágio de pós-doutoramento na Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Diretora Científica da Intercom. Membro do ConJor.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Medeiros, R., e N. Prata. “‘Liguei O rádio Pra Conferir Se Era verdade’: a Credibilidade Do Radiojornalismo Local Em Tempos De Fake News”. Intexto, nº 52, novembro de 2021, p. 98044, doi:10.19132/1807-8583202152.98044.

Edição

Seção

Artigos