Produção biográfica de jornalistas em editoras universitárias brasileiras: primeiros resultados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.97157Palavras-chave:
Biografias jornalísticas, Editoras universitárias, História da imprensa brasileira, Produção editorialResumo
O objetivo do artigo é oferecer um panorama inicial das publicações biográficas jornalísticas no segmento acadêmico, de 1998 a 2018, a partir das 123 editoras vinculas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias. A partir de uma busca quantitativa dos catálogos virtuais das editoras acadêmicas, infere-se que a maior quantidade delas se concentra na região Sul. Além disso, como resultados iniciais da pesquisa, constata-se que existem 29 obras biográficas assinadas por jornalistas no período selecionado e, deste total de livros, 14 são protagonistas cuja profissão também é jornalista ou de profissionais que trabalharam na imprensa. Este artigo é resultado preliminar da dissertação de mestrado produzida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.