Notícias digitais como formas de conhecimento: um novo capítulo na Sociologia do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96916Palavras-chave:
Jornalismo, Jornalismo digital, Notícia, Sociologia do Conhecimento, Robert ParkResumo
Este texto, publicado originalmente como capítulo de livro, discute as formas de conhecimento geradas pelas notícias digitais e é uma atualização do que Robert Park propõe no artigo A notícia como forma de conhecimento (News as a form of knowledge), de 1940. Park (1940) situou o jornalismo informativo em algum lugar do continuum entre a familiaridade com e o conhecimento sobre, e esta pesquisa avança ao oferecer três tipos ideais que caracterizam as notícias produzidas e consumidas em ambientes digitais: notícias-como-impressões, notícias-como-itens e notícias-sobre-relações. Essas categorias são propostas e utilizadas para descrever e compreender o caráter mais efêmero ou mais contextual da notícia. O texto defende, por fim, que as notícias digitais não geram apenas uma forma, mas formas de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.