Fantasy game e reconfiguração da cultura desportiva: um estudo de caso do Cartola FC

Autores

  • Magnos Cassiano Casagrande Universidade Federal do Pampa
  • Suélen de Lima Lavarda Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.95133

Palavras-chave:

Fantasy game, Futebol, Gamificação

Resumo

O artigo registra resultados de uma pesquisa sobre a reconfiguração da cultura desportiva a partir da criação e promoção comercial de fantasy games no futebol brasileiro. Analisa-se a relação existente entre o fantasy game Cartola FC e a forma de torcer de seus usuários torcedores do Campeonato Brasileiro de Futebol. Utilizam-se preceitos metodológicos da análise de conteúdo e dados coletados a partir da aplicação de questionários online. Entende-se que o fantasy game Cartola FC redefine aspectos da cultura futebolística, a forma de torcer, a forma de compreender o jogo. Ao estabelecer uma relação diferenciada com a audiência fideliza torcedores/usuários em favor de uma política esportiva qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnos Cassiano Casagrande, Universidade Federal do Pampa

Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa, curso Publicidade e Propaganda. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria

Suélen de Lima Lavarda, Universidade Cruzeiro do Sul

Jornalista formada pela Univesidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda em Jornalismo Esportivo na Universidade Cruzeiro do Sul. Auxiliar de Comunicação e Eventos na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador do CNPq (Pq2). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), é Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona (1998), com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona (2000) e com estágio pós-doutoral na Sorbonne III - La Nouvelle (França).

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Casagrande, M. C., S. de L. Lavarda, e A. C. M. Silveira. “Fantasy Game E reconfiguração Da Cultura Desportiva: Um Estudo De Caso Do Cartola FC”. Intexto, nº 52, maio de 2021, p. 95133, doi:10.19132/1807-8583202152.95133.

Edição

Seção

Artigos