Fantasy game e reconfiguração da cultura desportiva: um estudo de caso do Cartola FC
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.95133Palavras-chave:
Fantasy game, Futebol, GamificaçãoResumo
O artigo registra resultados de uma pesquisa sobre a reconfiguração da cultura desportiva a partir da criação e promoção comercial de fantasy games no futebol brasileiro. Analisa-se a relação existente entre o fantasy game Cartola FC e a forma de torcer de seus usuários torcedores do Campeonato Brasileiro de Futebol. Utilizam-se preceitos metodológicos da análise de conteúdo e dados coletados a partir da aplicação de questionários online. Entende-se que o fantasy game Cartola FC redefine aspectos da cultura futebolística, a forma de torcer, a forma de compreender o jogo. Ao estabelecer uma relação diferenciada com a audiência fideliza torcedores/usuários em favor de uma política esportiva qualificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.