A criança conectada: os youtubers mirins e a promoção de modos de ser criança nas lógicas do consumo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94351Palavras-chave:
Comunicação e consumo, Criança conectada, Modos de ser, YouTube, Youtuber mirimResumo
Este artigo busca refletir sobre os youtubers mirins e os modos de ser criança promovidos por tais personagens. Para isso, tomamos como ponto de análise o canal Crescendo com Luluca, disponível na plataforma do YouTube, para tecer considerações sobre a produção midiática de um tipo de subjetividade que estamos denominando como a criança conectada. Consideramos os youtubers como agentes que promovem certos modos de ser e estilos de vida pautados pelas lógicas do consumo. Nesta nossa análise empírica destacamos três fatores preponderantes nas produções da pequena Luluca: o uso de objetos como marcadores sociais; a tênue fronteira entre a vida privada e pública da youtuber; e o uso de uma linguagem informal e descontraída capaz de gerar proximidade entre a youtuber e seus espectadores-fãsDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.