Aspectos da religiosidade brasileira em À Meia-Noite Levarei sua Alma

Autores

  • Giancarlo Backes Couto Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.92019

Palavras-chave:

À Meia-Noite Levarei sua Alma, José Mojica Marins, Religiosidade brasileira, Estudos Culturais, Cinema

Resumo

Este artigo busca destacar alguns aspectos da religiosidade brasileira no filme À Meia-Noite Levarei sua Alma, de José Mojica Marins, lançado em 1964, e compreender como esses elementos são utilizados na obra para causar o medo nos espectadores. O trabalho parte dos Estudos Culturais para entender esse processo de constituição da matriz religiosa brasileira no imaginário da população do país. Por fim, foram escolhidas algumas cenas do filme em que esses elementos religiosos se apresentam, a fim de serem investigadas através da análise fílmica, para entender como esses elementos são articulados e representados. Como conclusão, se percebe que o filme utiliza as crenças de seus espectadores para provocar sua curiosidade e êxtase em relação a saga de Zé do Caixão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Backes Couto, Pontifício Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na linha de pesquisa Cultura e Tecnologias das imagens e dos imaginários, com bolsa CAPES/PROSUC. Graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2016), com o Trabalho de Conclusão de Curso na área do Cinema e Análise de Discurso. Estudante de Filosofia (Licenciatura), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Cinema pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS. Professor titular no Curso de Produção Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Couto, G. B., e C. Gerbase. “Aspectos Da Religiosidade Brasileira Em À Meia-Noite Levarei Sua Alma”. Intexto, nº 52, janeiro de 2021, p. 92019, doi:10.19132/1807-8583202152.92019.

Edição

Seção

Artigos