Poéticas do tempo na obra de João Anzanello Carrascoza: narrativa e estilo em Tempo Justo

Autores

  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • João Paulo Hergesel Universidade de Sorocaba http://orcid.org/0000-0002-1145-0467
  • Isabella Pichiguelli Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.326-341

Palavras-chave:

Comunicação. Literatura. Narrativa. Estilo. Poética

Resumo

Diante do fato de João Anzanello Carrascoza se destacar enquanto escritor de ficção para crianças e adolescentes, sobretudo com o livro Tempo Justo (2016), premiado pela Biblioteca Nacional, questiona-se: quais são as dimensões comunicacionais presentes nas representações poéticas sobre o tempo, encontradas na respectiva obra? Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo geral compreender as possibilidades comunicacionais que se revelam a partir das representações poéticas do tempo, apresentadas em Tempo Justo. Para isso, utiliza-se como metodologia a análise das narrativas que compõem a obra, a partir dos seus elementos poéticos. Nossos principais referenciais teóricos são Lotman (1978), Paz (1982), Silva (2009) e Dravet (2015), para tratar da comunicação poética; e Baitello Jr. (2002), Romano (2002) e Ricoeur (1997), para as relações entre o tempo e a comunicação. A relevância deste trabalho encontra-se no apontamento da premência do poético e do tempo para o comunicar e no fortalecimento das investigações envolvendo narrativas midiáticas infantis e juvenis, sobretudo na literatura brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). Pós-doutora em Comunicação Social (PUC-RS), doutora e mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e licenciada em Letras (Uniso). Colíder do GP Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq).

João Paulo Hergesel, Universidade de Sorocaba

Pesquisador de pós-doutorado com o projeto 'Nuances poéticas nas narrativas midiáticas infantis e juvenis' (PPGCC/Uniso). Doutor em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Líder do grupo de estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq). Membro dos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq). Autor de 'Estilo SBT de comunicar', 'Mídia, narrativa e estilo', 'Estilística aplicada à websérie', entre outros livros acadêmicos e literários. Contato: jp_hergesel@hotmail.com.

Isabella Pichiguelli, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Silva, M. C. C., J. P. Hergesel, e I. Pichiguelli. “Poéticas Do Tempo Na Obra De João Anzanello Carrascoza: Narrativa E Estilo Em Tempo Justo”. Intexto, nº 50, agosto de 2020, p. 326-41, doi:10.19132/1807-8583202050.326-341.

Edição

Seção

Artigos