Identidade profissional, tribo jornalística e dinâmicas divergentes de produção noticiosa: a narrativa de carreteras secundárias de Bru Rovira
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202050.263-279Palavras-chave:
Tribo jornalística. Identidade profissional. Desacontecimento jornalístico. Complexidade narrativa. Bru Rovira.Resumo
A partir de uma discussão teórica sobre a identidade profissional partilhada pelos membros da tribo jornalística, dedicamo-nos a compreender os saberes específicos que orientam a produção noticiosa da mídia hegemônica, com o intuito de traçar contrapontos e possibilidades alternativas à dinâmica profissional. Com base em um estudo interpretativo das reportagens do jornalista catalão Bru Rovira, compiladas especificamente em dois de seus livros – Solo pido un poco de belleza (ROVIRA, 2016) e Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (ROVIRA, 2006) –, delimitamos os elementos da identidade por ele requerida, de ordem de uma contraposição no que toca às competências convencionalmente associadas à figura do jornalista, e sinalizamos os dispositivos narrativos dialógicos, complexos e compreensivos que, inscritos no universo do desacontecimento, conectam-se a esse propósito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.