Apontamentos sobre a formação do dispositivo do olhar no cinema

Autores

  • Ana Maria Acker Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.151-172

Palavras-chave:

Dispositivo. Olhar. Cinema. Tecnologia. Imagem. Comunicação.

Resumo

O artigo traz alguns apontamentos sobre o dispositivo na formação do olhar do espectador no cinema e problematiza modos de ver e fruir as imagens em movimento. O dispositivo do olhar é pensado como o comportamento visual organizado na narrativa e as estratégias deste para afetar a forma de ver do público, os respectivos discursos em intentar o apelo sensível. Autores como Friedrich Kittler, Hans Ulrich Gumbrecht, Jonathan Crary, Marilena Chauí, Michel Foucault e Laurent Mannoni serviram de base para a reflexão. A discussão começa com aspectos teóricos em torno do conceito e se estende para três processos de formação do olhar ao longo do tempo por meio de alguns instrumentos visuais anteriores ao cinematógrafo. Tais objetos deixaram rastros no modo como a visão se compõe diante de telas e nas subjetividades derivadas da relação humana com esses artefatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Acker, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Conceito CAPES 5) e mestre pela mesma instituição. Professora dos cursos de Jornalismo e Gestão Pública (EAD) da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro "Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro", lançado em 2018 pela Editora Appris.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Acker, A. M. “Apontamentos Sobre a formação Do Dispositivo Do Olhar No Cinema”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 151-72, doi:10.19132/1807-8583202049.151-172.

Edição

Seção

Artigos