Edições Verdes da revista Época: gramáticas ecológicas no Jornalismo contemporâneo
Palavras-chave:
Jornalismo. Discurso. Meio ambiente.Resumo
Ao olhar para as Edições Verdes da revista Época (2006, 2007, 2008), o presente texto propõe debater o discurso jornalístico sobre meio ambiente na indissociável relação de um texto e suas condições sócio-históricas de produção, com a discursividade que o constitui. Coloca em perspectiva o lugar discursivo da revista e os dizeres sobre meio ambiente das três edições para discutir como esse jornalismo nomeia o que é ser “verde” na contemporaneidade. O gesto de leitura considera, ainda, o atual cenário de riscos acerca das questões ambientais e o crescimento das abordagens sobre práticas ambientalmente corretas, significadas, pelo jornalismo, em sua tarefa de acolhida e construção de “gramáticas” – ecológicas, neste caso – ofertadas aos indivíduos para que se realizem enquanto cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.