As mediações de Jesús Martín-Barbero e os estudos de Comunicação no âmbito do Desenvolvimento Regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.135-150

Palavras-chave:

Mediações. Jesús Martín-Barbero. Desenvolvimento Regional. Interdisciplinaridade. Comunicação.

Resumo

O artigo busca apresentar o que vem sendo construído no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, tomando especificamente as apropriações da teoria das mediações de Jesús Martín-Barbero para estudos que envolvem fenômenos de Comunicação e Desenvolvimento. Optou-se por apresentar uma síntese do percurso metodológico de trabalhos orientados, sinalizando para suas interfaces teóricas. O artigo se vale de pesquisa bibliográfica e apresentação de casos de estudo. Os resultados assinalam para a viabilidade da aproximação entre estudos culturais e referências do Desenvolvimento Regional e para a efetividade dos protocolos metodológicos das mediações elaborados por Martín-Barbero para o desenho das pesquisas que envolvem as dimensões cultural e comunicacional no âmbito do Desenvolvimento Regional. E permitem vislumbrar a elaboração futura de uma proposta teórico-metodológica sistematizada para estes estudos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Doutora; Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS - Brasil. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Felippi, Ângela C. T. “As mediações De Jesús Martín-Barbero E Os Estudos De Comunicação No âmbito Do Desenvolvimento Regional”. Intexto, nº 43, agosto de 2018, p. 135-50, doi:10.19132/1807-8583201843.135-150.

Edição

Seção

Artigos