Um tributo a Martín-Barbero: fazendo memória de trajetos

Autores

  • Ana Carolina Damboriarena Escosteguy Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.24-34

Palavras-chave:

Jesús Martín-Barbero. Dos meios às mediações. Mediações comunicativas. Trajetos.

Resumo

O trabalho trata de uma palestra dada em homenagem aos 30 anos de Dos meios às mediações em dezembro de 2017. Ele apresenta-se em três partes: dos vínculos da autora com o pensamento de Martín-Barbero e dos encontros entre testemunhos do autor e seu percurso teórico. Ao final, são recuperados, sinteticamente, alguns comentários sobre a circulação do Mapa das Mediações Comunicativas, no contexto acadêmico brasileiro. Esta última seção não objetiva o debate crítico, apenas documenta o uso desse mapa na pesquisa empírica, na primeira década do século XXI. Ainda que o levantamento não seja exaustivo, há evidências de que o mapa citado ainda é pouco explorado. Em todas as três seções, procura-se recuperar passagens de histórias pessoais, seja do autor homenageado, seja da autora deste texto, que se enredam com os seus respectivos percursos intelectuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Pós-doutorado na Westminster University (Londres/Inglaterra).Pesquisadora do CNPq. Entre as principais publicações, destaca-se Cartografias dos estudos culturais - Uma versão latino-americana. (Belo Horizonte: Autêntica, 2001).

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Escosteguy, A. C. D. “Um Tributo a Martín-Barbero: Fazendo memória De Trajetos”. Intexto, nº 43, agosto de 2018, p. 24-34, doi:10.19132/1807-8583201843.24-34.

Edição

Seção

Artigos