Transgressão de códigos: fundamento semiótico da criatividade em publicidade

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva UNISINOS
  • Maurício José Melim UNISINOS

Palavras-chave:

Criatividade publicitária. Código. Semiótica.

Resumo

Propõe-se, neste artigo, uma leitura sobre um fenômeno muito caro ao meio publicitário: a criatividade. Dentro dos limites do campo comunicacional, e através de instrumentos estético-semióticos, investigam-se as razões pelas quais um anúncio pode ser encarado como criativo. Parte-se da hipótese de que a criatividade está fundamentada em um componente estrutural-chave: a ambigüidade. Por sua indeterminação, a comunicação ambígua instigaria a imaginação, e viria daí seu potencial de atração e prazer. O anúncio publicitário se define por um conjunto de características gerais que dizem respeito a sua identidade (como se parece), a referências ao seu objeto (produto/serviço) e aos efeitos produzidos (como tende a ser interpretado). As análises propostas aqui apontam não para uma criatividade geral, mas para momentos criativos específicos dentro de cada anúncio, sendo a criatividade detectada pelo artifício semiótico da ambigüidade.

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Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, UNISINOS

D

Maurício José Melim, UNISINOS

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da
Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS)

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Silva, A. R. da, e M. J. Melim. “Transgressão De códigos: Fundamento semiótico Da Criatividade Em Publicidade”. Intexto, nº 19, novembro de 2023, p. 81-99, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/8001.

Edição

Seção

Artigos