A produção do conhecimento em ciência da informação no Brasil: uma análise a partir dos artigos científicos publicados na área

Autores

  • Edna Lúcia Silva UFSC
  • Liliane Vieira Pinheiro UFSC

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Conhecimento Científico. Produção do Conhecimento.

Resumo

Pesquisa que mapeou a produção do conhecimento em Ciência da Informação no Brasil a partir dos artigos científicos publicados entre 2001 e 2005 nos principais periódicos da área de Ciência da Informação. É uma documental, que teve como corpus de análise os artigos científicos publicados nas principais revistas brasileiras da área, utilizando técnicas bibliométricas, para a análise dos dados. Constata que: 295 autores publicaram os 161 artigos científicos; há um grupo de autores mais produtivos que estão vinculados às universidades e aos programas de pós-graduação da área; a temática mais incidente nos artigos foi Comunicação, Divulgação e Produção Editorial, conforme taxonomia adotada na pesquisa; os artigos de periódicos e os livros são os tipos de materiais mais citados; as influências teóricas mais presentes na construção do conhecimento da área advêm da Biblioteconomia, Administração e Sociologia; os autores mais influentes na construção do conhecimento são, principalmente, pesquisadores da área, no Brasil; e foram identificadas seis frentes de pesquisa, cada uma relacionada a uma temática de estudo da Ciência da Informação. Conclui que a Ciência da Informação brasileira é influenciada por um grupo de pesquisadores que atua em universidades e estabelece, de certa forma, as diretrizes temáticas da área, interferindo nas relações tecidas para embasar o desenvolvimento dos estudos e pesquisas e, conseqüentemente, fortalecendo determinados enfoques da área e determinando o desenvolvimento disciplinar e interdisciplinar da área no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Lúcia Silva, UFSC

P

Liliane Vieira Pinheiro, UFSC

Bibliotecária; Mestre em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC

Downloads

Como Citar

Silva, E. L., e L. V. Pinheiro. “A produção Do Conhecimento Em Ciência Da informação No Brasil: Uma análise a Partir Dos Artigos científicos Publicados Na área”. Intexto, nº 19, março de 2009, p. 142-66, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/7997.

Edição

Seção

Artigos