Utopia no fim do homem soviético
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.236-254Palavras-chave:
Fim do socialismo. Utopia. Relatos comuns. Jornalismo literário.Resumo
A proposta deste estudo é de uma análise da utopia na obra O fim do homem soviético. No artigo, são apresentadas distintas recomendações sobre o livro da escritora e jornalista Svetlana Aleksiévich, relacionando-o, principalmente, com aspectos do jornalismo literário. Escrito a partir de relatos e depoimentos de pessoas comuns, o trabalho da autora é analisado por meio de falas cotidianas que abordam o fim do socialismo na União Soviética. A autora busca a percepção da grande narrativa sobre a construção socialista na visão das pessoas ordinárias, afetadas diretamente por esse período. Seis categorias de análise são definidas e excertos da obra, considerados mais representativos, são destacados na análise dos autores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.