Empreendedorismo, infância e celebridades: análise dos discursos do empreendedorismo para crianças
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.99-119Palavras-chave:
Comunicação, Cultura empreendedora, Infância, Celebridades, Discurso.Resumo
Este artigo tem como tema a cultura empreendedora, que corresponde a um processo para além da atividade econômica: refere-se às práticas sociais, aos perfis comportamentais, às prescrições morais e ao mercado de ideias em torno do empreendedor como modelo paradigmático de nosso tempo. Nesse espectro, tratamos da intersecção do empreendedorismo com dois outros temas: a infância e as celebridades, a partir da análise dos discursos do empreendedorismo voltado às crianças. O quadro teórico que organiza nossa reflexão se baseia nas teses de Dardot e Laval (2016) sobre a sociedade neoliberal; na teoria do novo espírito do capitalismo de Boltanski e Chiapello (2009); em obras fundamentais da discussão sobre infância e celebridades, entre outras. A metodologia de análise do corpus é baseada na proposta teórico-metodológica da análise do discurso social (ANGENOT, 2010).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.