Empreendedorismo, infância e celebridades: análise dos discursos do empreendedorismo para crianças

Autores

  • Vander Casaqui Doutor, Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7823-9861
  • Fernando Matijewitsch Mestre, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP
  • Camila Brandão Simurro Figueiredo Mestra, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201944.99-119

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura empreendedora, Infância, Celebridades, Discurso.

Resumo

Este artigo tem como tema a cultura empreendedora, que corresponde a um processo para além da atividade econômica: refere-se às práticas sociais, aos perfis comportamentais, às prescrições morais e ao mercado de ideias em torno do empreendedor como modelo paradigmático de nosso tempo. Nesse espectro, tratamos da intersecção do empreendedorismo com dois outros temas: a infância e as celebridades, a partir da análise dos discursos do empreendedorismo voltado às crianças. O quadro teórico que organiza nossa reflexão se baseia nas teses de Dardot e Laval (2016) sobre a sociedade neoliberal; na teoria do novo espírito do capitalismo de Boltanski e Chiapello (2009); em obras fundamentais da discussão sobre infância e celebridades, entre outras. A metodologia de análise do corpus é baseada na proposta teórico-metodológica da análise do discurso social (ANGENOT, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Casaqui, Doutor, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade
de São Paulo, com Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Matijewitsch, Mestre, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Camila Brandão Simurro Figueiredo, Mestra, Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em
Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Casaqui, V., F. Matijewitsch, e C. B. S. Figueiredo. “Empreendedorismo, infância E Celebridades: Análise Dos Discursos Do Empreendedorismo Para crianças”. Intexto, nº 44, janeiro de 2019, p. 99-119, doi:10.19132/1807-8583201944.99-119.

Edição

Seção

Artigos