Caminhos cruzados entre intermidialidade, star system e música no Ébrio de Gilda de Abreu

Autores

  • Margarida Maria Adamatti Doutora; Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.166-187

Palavras-chave:

O Ébrio. Gilda de Abreu. Vicente Celestino. Intermidialidade.

Resumo

Em 1935, o tenor Vicente Celestino lançou a música O Ébrio. Aproveitando o grande sucesso alcançado, a canção foi transposta para o universo do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela ao longo de 30 anos. O artigo toma a intermidialidade, o conceito de transposição e o star system como ferramenta de análise do filme O Ébrio de Gilda de Abreu. A partir da construção da persona de Celestino, na materialidade do filme, no eu lírico da canção e na representação da vida midiática do ator, o objetivo é demonstrar como a presença em cena do astro nas sequências musicais junto à transposição intermidiática se fazem presentes na forma cinematográfica. O estudo demonstra como a presença em cena do astro nas sequências musicais fornece um fator de compensação à ausência do hic et nunc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Maria Adamatti, Doutora; Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Realiza pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde é também professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PNPD/CAPES). Compõe o comitê editorial da Revista Significação (ECA/USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2629005451704968

Referências

ABREU, G. A vida de Vicente Celestino. São Paulo: Cupolo, [194-?a].

ABREU, G. Alma de palhaço. São Paulo: Cupolo, [195-?].

ABREU, G. Minha vida com Vicente celestino. São Paulo: Butterfly, 2003.

ABREU, G. O Ébrio. São Paulo: Cupolo, [194-?b].

ADAMATTI, M. M. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: a Cena Muda e Cinelândia (1952-1955). 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

BAZIN, A. Cinema e teatro. In: BAZIN, A. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BOLTER, J. D; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

CELESTINO, V. O Ébrio. São Paulo: RCA Victor, 1935. 1 disco sonoro.

CHION, M. La comedie musicale. Paris: Cahiers du Cinéma, 2002.

CLÜVER, C. Inter textus/ inter artes/ inter media. Aletria, Belo Horizonte, v. 14, p. 10-41 jul./dez., 2006.

DECORDOVA, R. Picture personalities: the emergency of the star system in America. Chicago: University of Illinois Press, 2001.

DINIZ, T. F. N.; VIEIRA, A. S. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona, 2012.

DYER, R. A Star is Born and the construction of authenticity. In: GLEDHILL, C. Stardom - industry of desire. London/New York: Routledge, 1991a. p. 136-144.

DYER, R. Charisma. In: GLEDHILL, C. Stardom - industry of desire. London/New York: Routledge, 1991b. p. 58-61.

DYER, R. Stars. London: British Film Institute, 2004.

ECO, U. Retórica e ideologia em Os mistérios de Paris de Eugène Sue. In: ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2004.

FEUER, J. The self-reflective musical and the myth of entertainment. In: ALTMAN, R. (Org.). Genre: the musical. London: Routledge, 1981.

GONZAGA, A. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Record, 1987.

GUERRA, G. Vicente Celestino o hóspede das tempestades. Rio de Janeiro: Record, 1994.

KIVY, P. Authenticities: philosophical reflections on musical performance. London: Cornell University Press, 1997.

LIMA, S. A. Performance & interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa/Faculdade de música Carlos Gomes, 2006.

MEYER, M. Folhetim: uma história. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

MONCORVO, S. Artistas de teatro e artistas de cinema. A Cena Muda, Rio de Janeiro, n. 1079, p. 20-21, 25 nov. 1941.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

MOSTAÇO, E. et al. Sobre performatividade. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2009.

MÜLLER, J. E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, T. F. N.; VIEIRA, A. S. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona, 2012. v. 2, p. 75-95.

MULVEY, L. Death 24x a second: stillness and the moving image. London: Reaktion Books, 2006.

O ÉBRIO [filme]. Direção: Gilda de Abreu. Produção: Gilda de Abreu e Ademar Gonzaga. Intérpretes: Vicente Celestino; Alice Archambeau; Rodolfo Arena; Victor Drummond; Manuel Vieira; Walter D’Ávila. Roteiro: Gilda de Abreu. Música: Vicente Celestiono e Júlio Cristobal. Rio de Janeiro: Cinédia, 1946. Filme (125 min), p/b. Baseado na peça teatral “O Ébrio” de Vicente Celestino.

O ÉBRIO [teatro]. Autoria: Vicente Celestino. Estreia: Teatro Carlos Gomes. Companhia Vicente Celestino. 1941.

O ÉBRIO [telenovela]. Direção: José Castellar e Heloisa Castellar. Produção: Otávio da Graça Mello. Intérpretes: Alvo Vianna, Arnaldo Fernandes, Arnaldo Weiss, Berta Zemel. Roteiro: José Castellar e Heloísa Castellar. São Paulo: TV Paulista, 1965-1966. Telenovela (75 capítulos). Baseada na peça teatral “O Ébrio” de Vicente Celestino.

PAIVA, S. C. História ilustrada dos filmes brasileiros. Rio de Janeiro: F. Alves, 1989.

PETHÖ, A. Cinema and intermediality: the passion for the in-between. Newscastle: Cambrigde Scholars Publishing, 2011.

PIROTTA, N. M. O melos dramático: pequena introdução ao estudo das relações drama-música no teatro. 1992. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

PIZOQUERO, L. M. Cinema e gênero: a trajetória de Gilda de Abreu (1904-1979). 2006. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

PORTA ABERTA. Composição: Vicente Celestino. Intérprete: Vicente Celestino. 1946.

RAJEWSKY, I. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N.; VIEIRA, A. S. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona, 2012. v. 2, p. 51-73.

TARUSKIN, R. Text and act: essays on music and performance. New York: Oxford University Press, 1995.

TINHORÃO, J. R. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Adamatti, M. M. “Caminhos Cruzados Entre Intermidialidade, Star System E Música No Ébrio De Gilda De Abreu”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 166-87, doi:10.19132/1807-8583201842.166-187.

Edição

Seção

Artigos