O imaginário da maternidade em Frida Kahlo

Autores

  • Ciro Inácio Marcondes UniProjeção
  • Vanessa Daniele de Moraes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201740.114-132

Palavras-chave:

Imaginário da maternidade. Frida Kahlo. Aborto. Dor. Consciência.

Resumo

O imaginário da dor e da maternidade em Frida Kahlo suscita uma reflexão sobre uma harmonia entre as imagens presentes na consciência, em contraposição com o campo onírico. Neste sentido, como pensar o surrealismo com que muitos críticos insistem em rotular a arte de Frida? Nosso método se baseia na análise de algumas pinturas de Frida e de seu diálogo com o pensamento fenomenológico acerca das imagens, questionando o movimento surrealista como mera manifestação do inconsciente na arte. A noção de maternidade está em concordância com o pensamento dos agrupamentos sociais e de esferas, postulado pelo filósofo Peter Sloterdijk. Nosso objetivo é averiguar de que maneira os objetos artísticos de Frida Kahlo revelam uma existência da dor e do maternal enquanto dado imediato da consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciro Inácio Marcondes, UniProjeção

Doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Atualmente leciona na Escola de Negócios do Uniprojeção.

Vanessa Daniele de Moraes, Universidade de Brasília

Vanessa Daniele de Moraes é Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) pela linha de Imagem, Som e Escrita. Pesquisa a relação entre a abjeção e o corpo humano na obra de alguns artistas visuais. É integrante do Com Versações - grupo de estudos na área de Estética. Possui Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Letras - Português pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Marcondes, C. I., e V. D. de Moraes. “O imaginário Da Maternidade Em Frida Kahlo”. Intexto, nº 40, agosto de 2017, p. 114-32, doi:10.19132/1807-8583201740.114-132.

Edição

Seção

Artigos