Proposta de matriz para a análise da publicidade na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.88-111

Palavras-chave:

Estratégias comunicacionais. Publicidade na web. Ecologia midiática. Cartografia na Comunicação. Anúncios publicitários.

Resumo

Este artigo apresenta uma matriz metodológica para análise de anúncios publicitários em websites, e a sua construção está embasada nas teses de Marshall McLuhan e Neil Postman, sob a vertente ecológica, e também nas propostas de Pinho, Sebastião, McMillan, Fernandes e Duarte. A matriz foi construída utilizando a cartografia como estratégia metodológica, pois permite acompanhar os movimentos de transformação da paisagem e seus resultados evidenciam que as possibilidades oferecidas pela tecnologia são responsáveis por mudanças nas práticas publicitárias, considerando-se que a cada novo aspecto inserido, novas experiências foram proporcionadas e a publicidade foi construindo o seu espaço na web.

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Biografia do Autor

Taís Steffenello Ghisleni, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Comunicação (UFSM). Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Especialização em Ciência do Movimento Humano - Laboratório de Comunicação, Movimento e Mídia pela Universidade Federal de Santa Maria ; e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (BEX 2384/14-0). É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq). Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq).

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Ghisleni, T. S., e E. M. M. da R. Barichello. “Proposta De Matriz Para a análise Da Publicidade Na Web”. Intexto, nº 41, janeiro de 2018, p. 88-111, doi:10.19132/1807-8583201841.88-111.

Edição

Seção

Artigos