A web e a parceria: projetos colaborativos e o problema da mediação na internet

Autores

  • Henrique Antoun UFRJ
  • André Custódio Pecini UFRJ

Palavras-chave:

Mediação - colaboração. Mediação - parceria.

Resumo

Os atuais projetos colaborativos na Web deram ao usuário comum o título de homem do ano de 2006. A emergência de novas formas de atuação nessa Web transformada em uma plataforma trouxe novos questionamentos sobre as formas de mediação na rede. Este trabalho tem como objetivos contribuir para a discussão sobre a produção coletiva de pessoas e conteúdos na rede, investigando algumas das formas de mediação da interação entre usuários, informações e bens que são privilegiadas por essa configuração. Para tanto, são analisados alguns projetos colaborativos e redes de parceria como fóruns de discussão, sítios de jornalismo participativo e leilões virtuais. No caminho para o entendimento dos filtros personalizados e o controle de fluxos e informações, passa-se brevemente pela constituição dos perfis computacionais e as minas de dados das redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Antoun, UFRJ

Doutor em Comunicação (ECO/UFRJ); Professor e Orientador da Linha de Pesquisa Tecnologias da Comunicação e Estéticas; Pesquisador do Ciberidea – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia, Cultura e Subjetividade do PPGCOM da ECO/UFRJ

André Custódio Pecini, UFRJ

Mestrando do PPGCOM da ECO/UFRJ; Bolsista CAPES

Downloads

Como Citar

Antoun, H., e A. C. Pecini. “A Web E a Parceria: Projetos Colaborativos E O Problema Da mediação Na Internet”. Intexto, nº 16, dezembro de 2008, p. 163-80, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/7001.

Edição

Seção

Artigos