Impeachment de Dilma Rousseff: análise das estratégias argumentativas de Veja e CartaCapital após a votação na Câmara dos Deputados

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Carolina Siqueira de David Mestranda; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.173-195

Palavras-chave:

Discurso das mídias. Impeachment. Dilma Rousseff. Veja. CartaCapital.

Resumo

Este artigo analisa as matérias “Folga de 25 votos”, da revista Veja, e “Sorriso da Mona Lisa”, da revista CartaCapital, ambas referentes à votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Como referencial teórico, nos apoiamos em autores como Foucault, Bourdieu e Charaudeau que abordam o discurso e as relações de poder em sociedade. Para uma aproximação com nossos objetos, nos embasamos, principalmente, em Charaudeau que disserta sobre o discurso das mídias. A metodologia é baseada nas quatro estratégias argumentativas expostas por Breton: autoridade, enquadramento, comunidade e analogia. Como conclusão, observamos que as revistas convergem quando expõem um perfil negativo de Eduardo Cunha e impopularidade de Michel Temer, porém, diferem sobre outros participantes do processo como Dilma Rousseff e Lula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Doutora; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Carolina Siqueira de David, Mestranda; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em  Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BARROCAL, André. O sorriso da Mona Lisa. CartaCapital, São Paulo, v. 22, n. 989, 27 abr. 2016.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas linguísticas. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1994, p. 156-183.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru: EDUSC, 1999.

BRETON, Philippe. Com convencer? Da comunicação argumentativa à manipulação. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação,Ilhéus, n. 3, p. 117-132, 2012.

CARTA CAPITAL. São Paulo, v. 22, n. 989, 27 abr. 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

JUNIOR, Policarpo et al. Folga de 25 votos. Veja, São Paulo, v. 49, n. 2474, 21 abr. 2017. Edição extra.

STOPPINO, Mario. Poder. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

VEJA. São Paulo, v. 49, n. 2474, 21 abr. 2017. Edição extra.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Pozobon, R. de O., e C. S. de David. “Impeachment De Dilma Rousseff: Análise Das estratégias Argumentativas De Veja E CartaCapital após a votação Na Câmara Dos Deputados”. Intexto, nº 41, janeiro de 2018, p. 173-95, doi:10.19132/1807-8583201841.173-195.

Edição

Seção

Artigos