Estudos de comunicação: da enunciação à mediatização

Autores

  • Giovandro Marcus Ferreira UFBA - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.101-117

Palavras-chave:

Estudos de comunicação. Enunciação. Circulação. Mediatização.

Resumo

O artigo tem como objetivo ressaltar contribuições da semiótica aos estudos da comunicação, levando em consideração mudanças no cenário mediático, com o advento da internet, sobretudo na sua fase de redes sociais. A partir de leituras de teóricos da comunicação, o itinerário traçado evidencia a importância de se aprofundar no universo conceitual, de três domínios necessários para se entender melhor a semiose produzida nos e pelos meios de comunicação: enunciação, circulação e mediatização. O ponto de partida desse trabalho são os estudos dos efeitos, a fim de se repensar outros itinerários de pesquisa, em razão das implicações mediáticas no contexto contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovandro Marcus Ferreira, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Giovandro Marcus Ferreira pesquisador do CNPq e professor na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). Coordena o CEPAD - Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e o CCDC – Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania. É professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. É doutor e mestre em Ciências da Informação pelo Instituto Francês de Imprensa e Comunicação (IFP), Universidade de Paris 2 (Panthéon-Assas). Graduou-se em Filosofia pela PUC-MG eem Comunicação Social- jornalismo  pela UFES. 

Referências

ATTALLAH, Paul. Théories de la communication: histoire, contexte, pouvoir. 2. ed. Sainte-Foy (Québec): Téle-université Université du Québec, 1997.

CALHOUN, Craig. Comunicação como Ciência Social (e mais). Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERCOM), São Paulo, v. 35, n. 1, p. 277-310, jan. / jun. 2012.

CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l'énonciation, Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.

DAYAN, Daniel. Les mystères de la reception. Le Débat, Paris, n. 71, Gallimard, september-october 1992.

DEACON, D.; STANYER, J. Mediatization: key concept or conceptual bandwagon? Media, Culture and Society, New York, v. 36, n. 7, p. 1032-1044, 2014.

DERVILLE, Gregory, Le pouvoir des médias: mythes et réalités. Grenoble: PUG, 1997.

FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, n. 2, p. 89-105, abr. 2008.

FEENBERG, Andrew. Vers une théorie critique de l´internet. Tic&Société, Paris, v. 8, n. 1-2, p. 29-56, 2014.

FERREIRA, Giovandro Marcus. Uma leitura dos estudos dos efeitos. In: BARROS FILHO, Clovis; CASTRO, Gisele (Org.). Comunicação e práticas de consumo. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 151-162.

FERREIRA, Giovandro Marcus. Do círculo semiológico ao círculo hermenêutico: contribuições de Paul Ricoeur à análise do discurso. Interface, Vitória, v. 3, n. 5, set. 1999.

FERREIRA, Giovandro Marcus; ANDRADE, Ivanise Hilbig de. Percurso da reflexão sobre a mediatização nos estudos de Eliseo Verón. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: INTERCOM, 2015.

FLICHY, Patrice. Le sacre de l´amateur : sociologie des passions ordinaries à l´ère numérique. Paris: Seuil, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

HEPP, Andreas; HJARVARD, Stig; LUNDBY, Knut. Mediatization: theorizing the interplay between media, culture and society. Media, Culture & Society, New York, n. 2, v. 37, 2015.

HJARVARD, Stig. Mediatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n.1, p. 21-44, jan./jun. 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

RICOEUR, Paul. Temps et récit I. Paris: Seuil, 1983.

RICOEUR, Paul. Du texte à l'action. Paris: Seuil, 1986.

SCHRAMM, Wilbur. The beginnings of communication study in America: a memoir. Thousand Oaks: Sage Publications, 1997.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VERÓN, Eliseo ; FISHER, Sophie. Théorie de l'énonciation et discours sociaux. Études de Lettres, Lausanne, p. 71-92, octobre-décembre 1986.

VERÓN, Eliseo. Le séjour et ses doubles: architectures du petit écran. Temps Libre, Paris, n° 11, p. 67-78, 1984.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

VERÓN, Eliseo. Esquema para el análisis de la mediatización. Diálogos, Buenos Aires, n. 48. p. 9-16, outubro de 1997.

VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. Matrizes, São Paulo, v. 8, n 1. p. 13-19, jan./jun. 2014.

WOLTON, Prenome. Éloge du grand public : une théorie critique de la télévision. Paris: Flammarion, 1999.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Ferreira, G. M. “Estudos De comunicação: Da enunciação à mediatização”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 101-17, doi:10.19132/1807-8583201637.101-117.

Edição

Seção

Artigos