Semiosferas: de semiótica da cultura para biosemiótica, articulações
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.118-131Palavras-chave:
Semiótica da Cultura. Biossemiótica. Semiosfera. Linguagem. Romance.Resumo
Este trabalho pretende articular os estudos da Semiótica da Cultura, de Lotman, com os da Biossemiótica, de Hoffmeyer, a partir da noção teórica compartilhada por ambos os saberes, a de semiosfera. Tentamos nos situar em um lugar “entre” que permita analisar o modo em que o homem se vincula e intervém no mundo natural e fundamentalmente, de que maneira uma capacidade distintiva da espécie como é a linguagem tem possibilitado este tipo de relações. Exemplificaremos com o romance do mexicano Rafael Antunez “La isla de madera”, baseada no mito do dilúvio.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.