Memórias e matrizes em textos midiáticos explosivos: cenas medievalistas na cultura jovem

Autores

  • Mônica Rebecca Ferrari Nunes ESPM

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.242-262

Palavras-chave:

Memória. Medievalismo. Cultura Jovem. Mídia. Semiótica da Cultura.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais obtidos com a pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Investigam-se, por meio de pesquisa de campo, cenas medievalistas em coletivos jovens de São Paulo e Rio de Janeiro, com base nas postulações de I. Lotman sobre o desenvolvimento da cultura, compreendendo-a como memória, e os processos graduais e explosivos que a acompanham. O objetivo é deslindar a constituição destas cenas que evidenciam a presença de textos midiáticos e suas matrizes. Iuri Lotman, Jerusa Pires Ferreira, Paul Zumthor, Johan Huizinga, Norval Baitello, entre outros autores, compõem o referencial teórico. Espera-se demonstrar a tessitura da memória tramada nestes coletivos que teatralizam valores e rituais de um medievo possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Rebecca Ferrari Nunes, ESPM

Pesquisadora do CNPq. Docente e Pesquisadora e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM- ESPM, SP, vinculada à Linha de Pesquisa Lógicas da Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo. Desenvolve pesquisa sobre Comunicação, Consumo e Memória:Da Cena Cosplay a outras Teatralidades Juvenis (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 22/2014 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq/PPGCOM ESPM). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, Paris, França, e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atua no Centro de Estudos da Oralidade (CEO-PUCSP). Autora de livros, artigos, comunicações (nacionais e internacionais) e conferências na área de Comunicação, trabalhando a interface: lógicas e estratégias da produção midiática/culturas do consumo/ processos de memória/cenas da cultura contemporânea. Participa de conselhos consultivos de Periódicos Científicos na área de Comunicação e atua como parecerista ad hoc na FAPESP. Membro da INTERCOM e da IASPM-AL.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Nunes, M. R. F. “Memórias E Matrizes Em Textos midiáticos Explosivos: Cenas Medievalistas Na Cultura Jovem”. Intexto, nº 37, dezembro de 2016, p. 242-6, doi:10.19132/1807-8583201637.242-262.

Edição

Seção

Artigos