A cisão discursiva do Pará nas campanhas televisivas do plebiscito em 2011
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.103-124Palavras-chave:
Plebiscito no Pará. Discursos. Comunicação. Amazônia.Resumo
O estudo observou como se engendraram os discursos sobre a extensão territorial nas campanhas televisivas das frentes pró e contra a criação dos estados do Carajás e do Tapajós no plebiscito de 2011, no Pará. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral ocorreu de 11 de novembro a 7 de dezembro daquele ano. Ao todo, 80 programas foram produzidos, veiculados entre 12h e12h10 e entre 19h30 e 19h40. Neste estudo, trabalhamos com 20 programas, vistos a partir da análise do discurso na vertente dialógica de Mikhail Bakhtin e da disputa por legitimação e descredenciamento de discursos, de Eliseo Verón. A análise mostrou que as frentes de campanhas atualizaram discursos históricos sobre o reordenamento de territórios na Amazônia, vozes que debatem a unidade territorial e a reestruturação da região para o desenvolvimento.Downloads
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