Identidades estereotipadas: análise da representação dos moradores de Joinville no quadro JA nos Bairros
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.60-79Palavras-chave:
Identidade. Representação. Telejornalismo local.Resumo
O objetivo desse artigo é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade do seu público. O corpus da pesquisa é formado por oito edições do quadro JA nos Bairros, exibido no ano de 2015, no programa Jornal do Almoço, transmitido pela RBSTV Joinville. A base teórica está ancorada nas contribuições de Stuart Hall e Bhabha acerca dos conceitos de identidade, globalização e cultura. A análise empírica utiliza como base metodológica os modos de endereçamento, guiados pelos operadores de análise: mediador, contexto comunicativo, pacto sobre o papel do jornalismo e organização temática. A análise identificou que os moradores dos bairros de Joinville são representados de três maneiras: apaixonado, vítima e cidadão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.