Merleau-Ponty e o jornalismo: possibilidades de um diálogo para além do visível
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.134-156Palavras-chave:
Merleau-Ponty. Teoria do Jornalismo. Visibilidade Midiática. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.Resumo
Neste artigo, buscamos refletir sobre algumas formulações do filósofo Merleau-Ponty, em especial da relação visível/invisível, uma experiência que põe em suspensão um mundo todo visível. Sugerimos que parte das ideias de Merleau-Ponty acaba por trazer inquietações sobre o modo de perceber os objetos, o que pode ser uma contribuição aos estudos de Jornalismo. A partir da análise das ausências e das presenças das notícias nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, em 19 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, verificamos que algumas propostas de Merleau-Ponty fomentam um diálogo que pode ser fecundo sobre o jornalismo, principalmente para além do visível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.