Representações visuais da mulher leitora: notas sobre as transmutações de uma prática cultural

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Bernardo Ferreira Vaz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.421-455

Palavras-chave:

Leitura. História da leitura. Leitura feminina. Representação visual. Imaginário. Objetos impressos. Prática cultural.

Resumo

O trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação que busca apreender o lugar simbólico-respresentacional ocupado/destinado às mulheres no âmbito da história da leitura. Para tanto, adota como universo empírico figurações e experiências visuais concebidas por artistas plásticos e fotógrafos no contexto geral da história da arte. Tendo por objeto empírico um vastíssimo conjunto de obras pictóricas e fotográficas, o estudo analisa três momentos específicos nos quais os gestos de leitura empreendidos pelas mulheres e o seu contato com os objetos impressos configuravam-se segundo quadros de sentido amplamente enraizados na esfera cultural, a saber: a mãe zelosa que transmite a seus filhos, por meio da leitura, os preceitos e normas que amparavam a vida religiosa e comunal na Idade Média; as moças sonhadoras do período romântico que fizeram da leitura, tanto pública quanto privada, um recurso de auto-formação individual e emancipador; e, por fim, a leitura como uma prática corriqueira e incorporada ao dia-a-dia das mulheres “modernas”, estejam elas em casa ou no espaço coletivo, em momentos de lazer ou em atividades laborais. Ao fim desse percurso, ressalta-se que a leitura é uma prática cultural de apreensão e simbolização do mundo cujos gestos, fazeres e representações assentam-se, em larga medida, nas distintas matrizes de significação que conformam e informam a vida social.

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Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário, mestre e doutor em ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Atualmente professor adjunto I da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG. 

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), mestrado em Editoração e Audiovisual (1980), diploma de estudos aprofundados (DEA) em Audiovisual e Telemática (1981), doutorado em Comunicação e Educação (1983) pela Université de Paris XIII (Paris-Nord) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho (2010). Professor Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (Mestrado e Doutorado). Professor colaborador junto ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Culturais Contemporâneos da FUMEC. Desenvolve pesquisas sobre design gráfico, fotojornalismo, imagem, tipografia e publicidade na midia impressa. Coordena projeto de cooperação CAPES-FCT entre pesquisadores da UFMG (grupos de Tramas Comunicacionais e Gris) e a Universidade do Minho/Portugal.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Silveira, F. J. N. da, e P. B. F. Vaz. “Representações Visuais Da Mulher Leitora: Notas Sobre As transmutações De Uma prática Cultural”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 421-55, doi:10.19132/1807-8583201534.421-455.