Os estudos de mídia e a problemática epistemológica da teoria da midiatização – uma nova escolástica?

Autores

  • Francisco Rüdiger Ufrgs/Pucrs

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.745-769

Palavras-chave:

Midiatização. Teorias da comunicação.

Resumo

Nosso objetivo consiste, primeiro, em reconstituir os antecedentes históricos de onde emergiu e os estágios reflexivos em que se desenvolveu a problemática teórica da midiatização de que tantos estudiosos da comunicação passaram a falar no curso do último decênio. Em segundo, tratase de mostrar como, neste período, foi ela elaborada em termos metodológicos, para embasar a proposição de um programa de pesquisa supostamente capaz de conferir uma disciplina ou constituir um paradigma nesta área do conhecimento. Enfim, procede-se à crítica de suas realizações e doutrina, levantando a hipótese de que, com isso, se está diante de uma nova escolástica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, Ufrgs/Pucrs

Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Publicou recentemente "O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda" (Sulina).

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Rüdiger, F. “Os Estudos De mídia E a problemática epistemológica Da Teoria Da midiatização – Uma Nova escolástica?”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 745-69, doi:10.19132/1807-8583201534.745-769.