A vozibilidade e a emergência de um sujeito midiático no The Voice Brasil: o caso Deena Love

Autores

  • Henrique Codato UFC
  • Leonardo Gomes Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.80-97

Palavras-chave:

Televisão. Narrativa midiática. Reality show. Sujeito Midiático. Vozibilidade.

Resumo

O artigo busca refletir sobre o programa The Voice Brasil 3, analisando um de seus candidatos, Pedro Novas/Deena Love, em sua figura ambígua – o que serve de modelo para pensarmos na própria estrutura do programa: que permite, condiciona e é dependente de corpo e voz do candidato em performance. Assim, defende-se que tal estrutura possibilita a emergência de um sujeito midiático por um processo que aqui chamamos vozibilidade, tensionando as complexas relações entre imagem, voz e corpo nessa dinâmica televisiva. 

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Biografia do Autor

Henrique Codato, UFC

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília; Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará.

Leonardo Gomes Pereira, UFMG

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerias; Doutorando em Comunicação pela EHESS (França) em co-tutela com a Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2017-01-24

Como Citar

Codato, H., e L. Gomes Pereira. “A Vozibilidade E a Emergência De Um Sujeito midiático No The Voice Brasil: O Caso Deena Love”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 80-97, doi:10.19132/1807-8583201738.80-97.

Edição

Seção

Artigos