Agenda-setting

hipótese ou teoria? Análise da trajetória do modelo de Agendamento ancorada nos conceitos de Imre Lakatos

Autores

  • Davi de Castro Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Agenda-setting. Agendamento. Hipótese. Teoria.

Resumo

A Agenda-setting nasceu como uma hipótese na década de 1970 e desde então tem sido alvo de centenas de investigações acerca da relação da mídia com seu público. Já foi apontada, inclusive, como uma das teorias da Comunicação mais estudadas pelos pesquisadores da área. Com o propósito, portanto, de analisar o estatuto teórico desse relevante modelo, este artigo investiga o porquê de, quatro décadas depois, a Agenda-setting continuar sendo considerada uma hipótese. O estatuto do modelo já pode ser alçado ao de uma teoria? Para empreender esse debate epistemológico, investigamos a trajetória da então hipótese do Agendamento, baseados, primordialmente, nos estudos de seu pai-fundador, Maxwell McCombs, para então discutirmos o objeto de pesquisa ancorados no modelo de produção científica formulado pelo epistemólogo Imre Lakatos. A partir dos conceitos de núcleo firme e hipóteses secundárias, acreditamos que o modelo de Agenda-setting tenha alcançado o status de teoria, constituindo um corpus consistente de tradição de pesquisa, apesar de sua dispersão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi de Castro, Universidade de Brasília - UnB

Jornalista e mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BARROS FILHO, C. Ética na comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Summus, 1995.

BECKER, L. B.; MCCOMBS, M. E. The role of the press in determining voter reactions to presidential primaries. Human Communication Research, v. 34, n. 4, p. 301-307, jun. 1978.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

COHEN, B. C. The press and foreign policy. Princeton. New Jersey: Princeton University Press, 1963.

FERREIRA, D. B.; VILLANI, A.; BAROLLI, E. Lakatos: um referencial para se pensar a produção e sustentação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais ... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009.

FORMIGA, F. O. N. A evolução da hipótese de Agenda-setting. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

GUO, L.; MCCOMBS, M. Agenda-setting influence of the media in the public sphere. In: FORTNER, R. S.; FACKLER, P. M. (Edt.). International handbook of media and communication theory. Hoboken, NJ : John Wiley & Sons, 2014. p. 249-268.

GUO, L.; MCCOMBS, M. Network agenda setting: a third level of media effects. In: ANNUAL INTERNATIONAL COMMUNICATION ASSOCIATION CONFERENCE, 61., 2011, Boston,. Proceedings ... Boston: ICA, 2011.

HOHLFELDT, A.; MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. V. (Org.). Teorias da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2008.

KIM, K.; MCCOMBS, M. News story descriptions and the public’s opinions of political candidates. Journalism & Mass Communication Quarterly, Columbia, v. 84, n. 2, p. 299-314, June 2007. Acesso em: 10 set. 2013.

LAKATOS, I. Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Lisboa: Biblioteca de Filosofia Contemporânea, 1978.

LANG, K.; LANG, G.E. The mass media and voting. In: BERELSON, B; JANOWITZ, M. Reader in Public Opinion and Communication. New York: Free Press, 1966, p. 466.

LAZARSFELD, P.F., BERELSON, B.; GAUDET, H. The people’s choice: How the voter makes up his mind in a presidential campaign. New York: Columbia University Press, 1944.

LIPPMAN, W. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.

MAIA, K.; AGNEZ, L. O agenda-setting no Brasil: contradições entre o sucesso e os limites epistemológicos. E-compós, Brasília, v. 13, n. 3, set./dez. 2010.

MARTINO, L. M. S. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis: Vozes, 2010.

MCCOMBS, M. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2004.

MCCOMBS, M.; SHAW, D. The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quaterly, v. 36, n. 2, p. 176-182, summer 1972.

PARK, R. E.; ERNEST, W. B.; RODERICK, D. M. The city. Chicago: The University of Chicago Press, 1925.

TEMER, A. C. R. P.; NERY, V. C. A. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: EDUFU, 2012.

VARGO, C. et al. Network issue agendas on Twitter during the 2012 U.S. presidential election. Journal of Communication, New York, v. 64, n. 2, p. 296-316, apr. 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Castro, D. de. “Agenda-Setting: Hipótese Ou Teoria? Análise Da trajetória Do Modelo De Agendamento Ancorada Nos Conceitos De Imre Lakatos”. Intexto, nº 31, dezembro de 2014, p. 197-14, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/46390.

Edição

Seção

Artigos