Aportaciones de la psicología social a la ciencia de la comunicación

Autores

  • Marta Rizo García

Palavras-chave:

Comunicología. Psicologia social. Interação.

Resumo

Este texto apresenta uma breve revisão conceitual da Psicologia Social, como fonte histórica científica da Ciência da Comunicação. Começando fora da proposta do Grupo para uma Comunicología Possível (GUCOM), no texto se estabelece as principais relações conceituais entre a comunicação e a psicologia social, como dois campos do conhecimento que, embora sejam separados, aparentemente têm muitos pontos em comum. Em um primeiro momento, apresentamos as relações entre interação e comunicação, estando a uma primeira dimensão focalizada mais nas ligações pessoais. Posteriormente apresentamos um mapa sintético dos conceitos, idéias e teorias básicas da psicologia social. Em um terceiro momento o conceito da interação é exposto a partir de um enfoque psicossocial, a fim de concluir com uma apresentação das relações conceituais entre as disciplinas que se ocupam este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rizo García

Doctora en Comunicación por la Universidad Autónoma de Barcelona (España). Actualmente, profesora-investigadora de la Academia de Comunicación y Cultura de la Universidad Autónoma de la Ciudad de México. Miembro de Grupo hacia una Comunicología Posible (GUCOM)

Downloads

Como Citar

García, M. R. “Aportaciones De La psicología Social a La Ciencia De La comunicación”. Intexto, nº 14, dezembro de 2008, p. 15-29, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4248.

Edição

Seção

Artigos