Cibercidanania na República Tecnológica: contribuições info-inclusivas dos novos paradigmas transculturais canadenses(Unesp-Bauru/UofTCanadá /CAPES

Autores

  • Ricardo Nicola

Palavras-chave:

Internet. Cibercidadania. Sociedade da Informação. Mídias Digitais.

Resumo

Como fruto de um trabalho de pesquisa pós-doutoral (Capes, 2006-2007) – realizado no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto –, este artigo pretende apresentar algumas das principais contribuições info-inclusivas provindas do fenômeno transcultural da sociedade canadense, na constituição das redes de serviços on-line tanto governamentais como privadas. Tais contribuições auxiliaram, em muito, na tentativa de delinear, o mais próximo e preciso possível, as características essenciais da cibercidadania e, junto dela, traçar um perfil do cibercidadão na contemporaneidade. Para tanto, vislumbrou-se os principais e prováveis ônus e bônus das tecnologias do virtual no exercício da democracia participativa, entre outras condições políticosociais, encaradas como desafios e redescobertas da natureza desterritorializada da Internet, o que culminou na produção e organização do livro Cibercidadania – o que é direito e dever no mundo on-line (versões em inglêse português) com edição prevista para 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Nicola

Doutor em Multimeios pela Unicamp, Pós-Doutor pela Universidade de Toronto. Professor Assistente do Depto.Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Arte e Comunicação (Unesp-Bauru). Desde 2004, é Senior McLuhan Fellow.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

Nicola, R. “Cibercidanania Na República Tecnológica: Contribuições Info-Inclusivas Dos Novos Paradigmas Transculturais canadenses(Unesp-Bauru/UofTCanadá /CAPES”. Intexto, nº 16, maio de 2008, p. 120-42, https://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4245.

Edição

Seção

Artigos