Comunicação e violência sutil

a debilitação da experiência de reconhecimento do sujeito na sociabilidade dromocratizada

Autores

  • Angela Pintor dos Reis Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Palavras-chave:

Lógica comunicacional. Violência sutil. Luta por reconhecimento.

Resumo

Este estudo utiliza a teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth para analisar a presença de uma violência imanente à lógica comunicacional da dromocracia na dinâmica da experiência de reconhecimento processada na sociabilidade. Trata-se de uma violência de época, com contornos pouco precisos e difusamente reproduzida na sociabilidade, que se apresenta como a ação que limita a potência de autonomia do sujeito e enfraquece sua experiência de reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Pintor dos Reis, Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (bolsa Capes), com pesquisa que analisa a debilitação da experiência de reconhecimento nas relações intersubjetivas dromocratizadas, configuradas quando os sujeitos atuam a velocidade como valor social e a lógica da comunicação em tempo real como seu valor correlato.

Referências

CASTORIADIS-AULAGNIER, Piera. La violência de la interpretación. Buenos Aires: Amorrortu,

ELLUL, Jacques. A técnica e o desafio do século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 293-327.

GONÇALVES, Luiza Helena Pinheiro. O discurso do capitalista: uma montagem em curto-circuito. São Paulo: Via Lettera, 2000.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed.

, 2003.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

______. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

MEAD, George Herbert. Mind, self and society. Chicago: The University Chicago Press, 1967.

NOBRE, Marcos. Luta por reconhecimento: Axel Honneth e a teoria crítica. Prefácio. In: HONNETH,

Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

PROSS, Harry. La violência de los símbolos sociales. Barcelona: Anthropos, 1989.

RIFIOTIS, Theophilos. Nos campos da violência: diferença e positividade. Laboratório de Estudos

das Violências. Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis: Laboratório de Estudos das Violências, 2006. Disponível em:

http://www.cfh.ufsc.br/~levis/downloads/artigos/NCVDP.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2012.

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Petrópolis: Vozes, 1997.

TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.

VIRILIO, Paul. A inércia polar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993a. ______. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993b.

______. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. ______. A velocidade de libertaçãoǤ Lisboa: Relógio D’Água, 2000Ǥ ______. Pure war. Los Angeles: Semiotext(e), 2007.

______. The aesthetics of disapperance. Los Angeles: Semiotext(e), 2009.

WEBER, Max. Economia e sociedade. v.1. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

WINNICOTT, Donald. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo: Artmed, 1983.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Reis, A. P. dos. “Comunicação E Violência Sutil: a debilitação Da Experiência De Reconhecimento Do Sujeito Na Sociabilidade Dromocratizada”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 197-13, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41473.

Edição

Seção

Artigos