A pluralidade do mundo na visão singular do correspondente internacional

Autores

  • Zélia Leal Adghirni UnB

Palavras-chave:

Jornalismo Internacional. Correspondente. Singularidade Jornalística.

Resumo

O tema aqui apresentado pode ser definido como uma reflexão entre teoria e práxis sobre o modo de fazer jornalismo internacional pelos correspondentes brasileiros ligados a grandes estruturas de mídia. Nosso objetivo é cruzar a pluralidade do mundo das notícias com a leitura singular do presente narrado por jornalistas expatriados por razões profissionais, como correspondentes ou enviados especiais, trabalhando em condições legitimadas pelas empresas a quem prestam serviços exclusivos de notícias. Salientamos a importância do correspondente a partir do conceito de singularidade considerado por Adelmo Genro Filho (1987) como a matéria prima do jornalismo. Para estudar esse conceito, entrevistamos correspondentes, bem como as falas desses profissionais publicadas em livros e jornais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADGHIRNI, Samy. Certa manhã em Teerã. Ahmadinejade seus guindastes da morte. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1. Jul. 2012. Ilustríssima, p. 6.

AGNEZ, Luciane Fassarela. Notícias do mundo de lá: transformações no trabalhos dos correspondentes internacionais no século XXI–monografia de qualificação para doutoramento, PPG/FAC, UnB, 2012.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.

CALDERÓN, Perez. La Informacion audiovisual. Madrid: Imprenta des Ministerio de Información e Turismo, 1970.

FERREIRA,Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio, Rio de Janeiro, Nova Fronteira 1974.FINO, Carlos. A Guerra ao Vivo. São Paulo, ed. Berbo, 2003FISK, Robert. A Grande Guerra pela Civilização, a Conquista do Oriente Médio. São Paulo, ed. Planeta, 2005

GENRO FILHO, Adelmo. O Segredo da Pirâmide –Para uma Teoria Marxista do Jornalismo.Porto Alegre: Tchê, 1987.

HANNERS, Ulf. Foreign news: exploring the world of foreign correspondents. Chicago: Chicago University Press, 2004.

HOHENBERG, John. A grande matéria: Washington, as Nações Unidas, o Mundo. 1981. In: ELHAJJI, Mohamed; AGUIAR, Pedro. Apostila de Jornalismo Internacional. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

KAPUSCINSKI, Ryszard. Minhas viagens com Heródoto: entre a história e o jornalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

LEAL, Zélia . Na Casa onde foi preso Jean Moulin. Zero Hora, Porto Alegre, 20.02.1983, p.33.

MACBRIDE, Sean. Voix mutiples un seul monde.Paris. Unesco, 1980.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo, Paulus, 2006NETO, Andrei. O silêncio contra Muamar Kadafi.São Paulo. Companhia das Letras, 2012.

PEREIRA, F.H e ADGHIRNI, Z.L . O jornalista entre a literatura ea história, inJornalismo e Literatura: aventuras da memória. Braga (Portugal): Editora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2012. P 62-67.

RUSKY, Renata S. O perfil e a rotina de correspondentes internacionais.Projeto Experimental em Jornalismo. Universidade de Brasilia, fevereiro 2013.

TREVISAN,Cláudia . China, o renascimento do império. São Paulo, Planeta, 2006.

UTZERI, Fritz. Do outro lado do mundo. In: RITO, L.; ARAÚJO, M. E.; ALMEIDA, C. J. M. de; Imprensa ao vivo. Rio de Janeiro: Rocco, 1989, p. 145 –162.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Outras fontes:

Documentáriosobre o jornalista Joel Silveira: “Garrafas ao mar -a víbora manda lembranças”, Autor: Geneton Moraes, para a Globonews.

Exibição na Faculdade de Comunicação, Universidadede Brasília, em 17.05.2013 em sessão especial para os alunos, pelo realizador do documentário, jornalista Geneton Moraes.

Downloads

Publicado

2013-07-15

Como Citar

Adghirni, Z. L. “A Pluralidade Do Mundo Na visão Singular Do Correspondente Internacional”. Intexto, nº 28, julho de 2013, p. 38-59, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41160.

Edição

Seção

Dossiê Jornalismo Internacional