Hiper-realidade versus sedução: o paradoxo do Big Brother Brasil

Autores

  • Felipe da Silva Polydoro

Palavras-chave:

Reality-show. Hiper-realidade. Comunicação.

Resumo

Neste artigo, jogamos Baudrillard contra si próprio na análise do programa Big Brother Brasil (BBB). Primeiro, desenvolvemos a afirmação do teórico de que este reality show resume-se a refletir o estado de banalidade de uma cultura hiper-real. Em seguida, propomos uma reversão nesta argumentação, ao apontar, no BBB, sinais de um efeito sedutor. No início, recuperarmos alguns pontos da teoria do autor francês e evidenciamos o conceito moderno de realidade, aquilo que desaparece na era da simulação.

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Biografia do Autor

Felipe da Silva Polydoro

Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2011-07-12

Como Citar

Polydoro, F. da S. “Hiper-Realidade Versus sedução: O Paradoxo Do Big Brother Brasil”. Intexto, nº 24, julho de 2011, p. 223-37, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19826.

Edição

Seção

Artigos