As performances do cotidiano, da memória e de gênero no documentário Kátia
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.125342Palavras-chave:
documentário, performance, memória, cotidiano, gêneroResumo
Kátia é um documentário sobre Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Foi vereadora por três vezes e vice-prefeita (2004-2008), uma situação excepcional no país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Com o objetivo de perceber como o filme constrói a história de vida de Kátia, partimos da hipótese de que as performances do cotidiano, de gênero e da memória constituem o alicerce por meio do qual é possível acessá-la como personagem. Para isso, a análise se concentra nos componentes fílmicos imanentes que permitem a identificação dessas instâncias, com o suporte teórico relacionado aos estudos de performance. Pelos elementos narrativos fornecidos pelo filme, o texto lança luz à subjetividade da protagonista e revela que as memórias individuais podem apresentar um caráter mais coletivo. Esse movimento permite ao filme ultrapassar imaginários cristalizados e redutores a respeito de questões referentes à orientação sexual e à identidade de gênero que ainda circulam insistentemente em nossa sociedade.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Jeffrey et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.
BALTAR, Mariana. Cotidianos em performance: Estamira encontra as mulheres de Jogo de Cena. In: MIGLIORIN, Cezar (org.). Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Azougue, 2010. p. 217-234.
BRASIL, André. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: PICADO, Benjamim; MEDONÇA, Carlos Magno Camargos; CARDOSO FILHO, Jorge (orgs.). Experiência estética e performance. Salvador: Editora UFBA, 2014. p. 131-145.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CERTEAU, Michel de. Teoria e método no estudo das práticas cotidianas. In: SZMRECSANYI, Maria Irene de Queiroz Ferreira (org.). Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano. São Paulo: FAUUSP, 1985. p. 3-19.
GOFFMAN, Erving. Interaction ritual: essays on face-to-face behavior. New York: Doubleday, 1967.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
KÁTIA. Direção: Karla Holanda. Produção: Karla Holanda. Brasil, 2012. (74 min.), color.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia de gênero. In: HOLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, jul./dez. 1993.
PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. 3. ed. New York: Routledge, 2013.
SMELSER, Neil Joseph. Psychological trauma and cultural trauma. In: ALEXANDER, Jeffrey et al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004, p. 31-59.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gustavo Souza da Silva, Jamilson José Alves-Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.