Livro e emoção
um estudo das estratégias de patemização de um vídeo-resenha literário no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.123030Palavras-chave:
mercado editorial, booktubers, plataformas digitais, patemização, contrato comunicativoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência dos booktubers na assimilação dos livros que comentam por meio de resenhas literárias e, para tal, se propõe a jogar luz sobre o processo de patemização dos discursos que constituem estes vídeos. Para isto, utilizam-se os conceitos de patemização e de contrato comunicativo, de Charaudeau, tendo como objetivo descrever como as visadas patêmicas utilizadas nos vídeos podem influenciar o mercado editorial e, consequentemente, o livro que está sendo analisado pela booktuber. O corpus de análise é composto por um vídeo de resenha com spoilers do livro “O morro dos ventos uivantes”, da autora Emily Brontë, publicado pela booktuber Ju Cirqueira no dia 10 de outubro de 2021, em seu canal do YouTube. A pesquisa é descritiva, bibliográfica, e com abordagem qualitativa por meio da Análise do Discurso. Como resultado, identificou-se que há diversos momentos em que são empregadas visadas patêmicas na vídeo-resenha e que essas emoções contribuem para a visibilidade, credibilidade e notoriedade da booktuber na sua comunidade e no mercado editorial.
Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. (org.). As emoções no discurso. Campinas: Mercado de Letras, p. 23-56, 2007.
CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia. (org). As emoções no discurso. Campinas: Mercado das Letras, v. 2, p. 23-56, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho; MELO, Monica Santos de Souza. Emoção e telenovela: um estudo das estratégias de patemização em O Astro. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 17, n. 1, p. 89-116, 2017.
COSTA, Andressa Souza. Não contem com o fim dos leitores: narrativas e mediação de leitura no canal da booktuber Pam Gonçalves. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.
EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
FREITAS, Verlaine. Resenha da Teoria Crítica da Indústria Cultural. KRITERION: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n° 109, p. 191-198, Jun/2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JEFFMAN, Tauana Mariana Weinberg. Booktubers: performances e conversações em torno do livro e da leitura na comunidade booktube. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pós-Graduação em Ciência da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise de discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
O MORRO dos ventos uivantes (c/spoilers) | Ju Cirqueira. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (30:54 min). Publicado pelo canal Ju Cirqueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V6ve_NmzjjY. Acesso em: 19 nov. 2021.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-book.
TOMASENA, José Miguel. Negotiating Collaborations: booktubers, the publishing industry, and youtube’s ecosystem. Social Media + Society, Oliver's Yard, v. 5, n. 4, p. 1-12, oct./dec. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pâmela da Silva Pochmann, Ernani Cesar de Freitas, Fernando Simões Antunes Junior, Sandra Portella Montardo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.