Micropolíticas

devir, cooperação dissonante e experiência pura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202254.120333

Palavras-chave:

Micropolítica, Experiência pura, Semiótica crítica, Comunicação

Resumo

O artigo traça um percurso de definição do conceito de micropolítica em uma visada singular da Semiótica Crítica. Busca suplementos nas teorizações de Deleuze e Guattari para pensá-la enquanto força subjacente a alianças que produzem zonas de devir. Em relação às proposições de Rolnik e Guattari, projeta a compreensão da micropolítica enquanto processo de cooperação dissonante entre sujeitos posicionados em subjetividades distintas, processo que faz esses modelos existenciais desterritorializarem-se. Já considerando as características fenomênicas desse processo, recorre ao pensamento de James e de Lapoujade para compreender que a micropolítica é produzida e intensificada a partir do que esses filósofos chamaram de experiência pura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Alberto Pires de Arruda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Integra o Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC) e o Grupo de Estudos em Imagens Sonoridades e Tecnologias (GEIST). Pesquisa nas áreas da Estética, da Semiótica, da Teoria da Comunicação e da Cibercultura com enfoque em filosofias da diferença, música, arte mídia e tecnologias da comunicação. Bolsista CAPES. E-mail: marioarruds@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Silva, A. R. da, M. A. P. de Arruda, A. C. da S. de Araujo, C. R. da Silva, C. de B. Lucas, D. R. Pereira, F. Menegat, G. Colling, G. da Luz, J. K. . Dal Bosco, J. F. F. da Cunha, L. P. Macedo, L. F. S. de Abreu, L. Müller, M. Telles, T. Casagrande, e A. P. Werlang. “Micropolíticas: Devir, cooperação Dissonante E Experiência Pura”. Intexto, nº 54, agosto de 2022, p. 120333, doi:10.19132/1807-8583202254.120333.

Edição

Seção

Platô Semiótica Crítica (Materialidade, Acontecimento, Micropolítica)