Gênero narrativo e distopia no filme Divino amor
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111371Palavras-chave:
cinema, narrativa, utopia, futuro, ficção científicaResumo
O artigo propõe uma leitura do filme Divino amor, de 2019, com direção de Gabriel Mascaro, em dois eixos a partir de um método que articula análise fílmica a questões teóricas levantadas sobre pontos concernentes à obra. O primeiro diz respeito a um retorno do gênero narrativo no cinema fora do circuito mais comercial. No caso do filme de Mascaro, opera-se na chave da ficção científica. O segundo eixo salienta aspectos distópicos que dialogam com a realidade e com narrativas ficcionais, documentais e científicas da contemporaneidade. No aspecto visual, estabelecemos relações entre um enredo que aborda a valorização do conservadorismo cristão em um mundo permeado por uma tecnologia avançada no cotidiano dos personagens. Nesse sentido, suscitamos aqui o “vaporwave”, estética retrô-futurista surgida no contexto da música eletrônica e crítica ao capitalismo, mas que foi posteriormente capturada na internet por movimentos político-partidários da extrema-direita no mundo.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BERARDI, Franco. Depois do futuro. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
BERNARDET, Jean-Claude; VOGNER DOS REIS, Francis. O autor no cinema. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
CARVALHO, Bernardo. O Artifício enquadrado. Folha de São Paulo, São Paulo, 8 jul. 2013. Ilustrada.
CENTRO TÉCNICO AUDIOVISUAL. O cinema de gênero vive! Filme cultura, Rio de Janeiro, n. 61, nov./dez. 2013-2014.
DIVINO amor. Direção: Gabriel Mascaro. Roteiro: Gabriel Mascaro, Rachel Ellis, Esdras Bezerra e Lucas Paraizo. 2019. (101 min), widescreen, color.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MASCARO, Gabriel. Arte adensa a dúvida. [Entrevista cedida a] Juliano Gomes, Victor Guimarães e Bernardo Oliveira. Revista Cinética, São Paulo, 17 jul. 2019.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.
MENDONÇA FILHO, Kleber. Três roteiros. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
ROBBE-GRILLET, Alain. Por um novo romance: ensaios sobre uma literatura do olhar nos tempos de reificação. São Paulo: Documentos, 1969.
SOLANO, Esther. Com colagens futuristas em tons de néon, vaporwave é a nova estética da militância digital bolsonarista. O Globo, Rio de Janeiro, 30 jun. 2019.
SUPPIA, Alfredo. Limite de Alerta! Ficção científica em atmosfera rarefeita: uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood. 2007. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2007.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Miranda Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.