Gênero narrativo e distopia no filme Divino amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.111371

Palavras-chave:

cinema, narrativa, utopia, futuro, ficção científica

Resumo

O artigo propõe uma leitura do filme Divino amor, de 2019, com direção de Gabriel Mascaro, em dois eixos a partir de um método que articula análise fílmica a questões teóricas levantadas sobre pontos concernentes à obra. O primeiro diz respeito a um retorno do gênero narrativo no cinema fora do circuito mais comercial. No caso do filme de Mascaro, opera-se na chave da ficção científica. O segundo eixo salienta aspectos distópicos que dialogam com a realidade e com narrativas ficcionais, documentais e científicas da contemporaneidade. No aspecto visual, estabelecemos relações entre um enredo que aborda a valorização do conservadorismo cristão em um mundo permeado por uma tecnologia avançada no cotidiano dos personagens. Nesse sentido, suscitamos aqui o “vaporwave”, estética retrô-futurista surgida no contexto da música eletrônica e crítica ao capitalismo, mas que foi posteriormente capturada na internet por movimentos político-partidários da extrema-direita no mundo.

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Biografia do Autor

Eduardo Miranda Silva, Universidade Estácio de Sá

Professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e bolsista do Programa Pesquisa/Produtividade da mesma instituição. Doutor em Literatura, cultura e contemporaneidade (PUC-Rio)

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Silva, E. M. “Gênero Narrativo E Distopia No Filme Divino Amor”. Intexto, nº 53, outubro de 2022, p. 111371, doi:10.19132/1807-8583202253.111371.

Edição

Seção

Artigos