A febre dos podcasts de política no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.110787Palavras-chave:
Podcasts, Política, Comunicação PolíticaResumo
Este artigo objetiva mapear a produção de podcasts que falam sobre política no Brasil. Desde 2014, acompanhamos o crescimento deste tipo de mídia no país, configurando um novo campo de informação e discussão política. Esta pesquisa busca lançar luz sobre as principais características desses podcasts, tais quais: vinculação, periodicidade, data de criação, especialidade ou tema discutido nos programas, além do posicionamento político. Para ilustrar o fenômeno, propomos um estudo exploratório que levanta dados quantitativos (N = 125) de podcasts e dados qualitativos por meio de entrevistas em profundidade (N = 6) com responsáveis por alguns podcasts. Este trabalho pretende apresentar o campo desta mídia como parte do ecossistema comunicacional composto por diferentes meios de informação política frente às crises e processos políticos recentes no Brasil. Como resultados principais, salienta-se o domínio da podosfera política por produções independentes, vinculadas à esquerda, lançadas semanalmente e que tratam de “Política Nacional” como tema majoritário nos seus episódios. Além disso, houve um pico de lançamento de programas em 2019, sendo este ano responsável por quase metade do corpus analisado.
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