Da oralidade à narrativa: o caso do livro sagrado dos indígenas Sateré-Mawé da Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.109699Palavras-chave:
Oralidade, Narrativa, Literatura, Sateré-Mawé/AM, AmazôniaResumo
O objetivo foi (i) caracterizar o processo narrativo e comunicacional, nascido da oralidade, de uma obra sagrada, de referência do Sateré-Mawé, e (ii) realizar leituras interpretativas e análises dos textos do livro, com análise de conteúdo, considerando a comunicação oral e o discurso. Esses dois pontos estão descritos nos títulos “Abordagem Teórica” e na seção “Resultados e Discussão”. A apresentação da mitologia dos Sateré-Mawé é clara na sua concepção histórica, pois no Sehaypóri…, que significa “coleção de mitos”, o que se enfatizou foram os símbolos e a forma como este povo construiu as suas memórias no passado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.