A publicidade dos bancos

consumo, trabalho e valor

Autores

  • Alan Faquinetti da Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-6507-1075
  • Lucrécia D'Aléssio Ferrara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.107370

Palavras-chave:

Publicidade, Bancos, Fintechs, Consumo, Trabalho

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar as transformações na construção das identidades corporativas dos grandes bancos de varejo, observando, especialmente, a hipótese de que as marcas gráficas destas empresas têm perdido relevância comunicativa e têm sido substituídas pela simulação publicitária de empatia com os clientes. A nossa metodologia é a comparação entre nosso objeto empírico com aquilo que a teoria nos apresenta e com a realidade do próprio objeto. O resultado está divido em duas partes principais: “economia e dinheiro imateriais” e “trabalho e valor imateriais”. A nossa conclusão aponta que, ainda que os bancos estejam retirando suas marcas do espaço público, a comunicação publicitária permite que eles se enunciem como mais perto dos consumidores do que eles jamais estiveram.

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Biografia do Autor

Alan Faquinetti da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP e bacharel em Rádio e TV pela UMESP. Conclui, no segundo semestre de 2017, dissertação de mestrado subsidiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na qual me dediquei a pesquisar o papel comunicativo das marcas (ou assinaturas visuais), seus propósitos e suas características sígnicas. As perguntas que dirigem a minha pesquisa inquirem a respeito da finalidade das assinaturas visuais, das formas como elas adquirem significados e do papel da linguagem publicitária, em especial seus elementos audiovisuais, na exemplificação que visa construir sentidos. Possuo 5 anos de experiência como editor audiovisual em emissoras de TV nas áreas de entretenimento e jornalismo e mais de 3 anos de experiência como docente.

Lucrécia D'Aléssio Ferrara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Neo Latinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1959), doutorado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964), professor livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp.É professor titular emérito da Pucsp e professor titular aposentado da USP ( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) Atualmente exerce a função de professor titular junto ao programa de pósgraduação em Comunicação e Semiótica da Universidade Católica de São Paulo.Lider do Grupo de Pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (ESPACC) certificado pela comissão de Pesquisa da PUCSP e pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa Nacionais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da comunicação, cultura, semiótica, arquitetura e design.

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

Costa, A. F. da, e L. D. Ferrara. “A Publicidade Dos Bancos: Consumo, Trabalho E Valor”. Intexto, nº 53, agosto de 2022, p. 107370, doi:10.19132/1807-8583202253.107370.

Edição

Seção

Artigos