Minorias, lugar de fala e direito à comunicação na mídia: entre o ativismo pela cidadania e a mercadorização de pautas sociais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.104996Palavras-chave:
Diversidade, Minorias, Televisão, Mercado de TV, Lugar de falaResumo
A diversidade tem se tornado pauta cada vez mais recorrente nos conteúdos apresentados pelas mídias massivas. Na tentativa de avançar numa observação crítica deste debate, busca-se indagar: estariam finalmente as pautas sociais de grupos minoritários encontrando eco na produção televisiva brasileira, ou seria este fenômeno nada mais do que mais uma apropriação desses temas como parte do processo de ‘mercadorização’ já tão conhecido pela literatura da Economia Política da Comunicação e da Cultura? Para responder a essa questão, o artigo parte de uma revisão bibliográfica sobre mídia, diversidade, valores democráticos e as lutas identitárias contemporâneas. Explana-se, em seguida, as lógicas estratégicas do mercado de TV privada para, então, se discutir exemplos práticos contemporâneos de representatividade não-normativa na TV, trazidos por outras pesquisas, que apontam a necessidade de se refletir sobre quem constrói essas narrativas. Constata-se a propensão que a lógica de mercado tem em se apropriar dos movimentos que deveriam ser contra-hegemônicos.
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