Novas e antigas diásporas: a comunicação transcultural entre senegaleses e árabe-brasileiros no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.104760Palavras-chave:
Migrações, Cultura Contemporânea, Religião, Novas Tecnologias, DiásporaResumo
O artigo traz reflexões a partir de um estudo comunicacional sobre as relações socioculturais e religiosas ,entre a recente imigração senegalesa na região sul do Rio Grande do Sul, iniciada na segunda década de 2000, e os árabe-brasileiros, descendentes de palestinos, que vivem no Brasil desde o começo do século passado. A base teórica para este estudo está fundamentada a partir dos pressupostos de Muniz Sodré, Stuart Hall e Jacques Rancière. Foi realizada uma pesquisa de campo com observação simples e entrevistas semiestruturadas com representantes de ambas as comunidades. Observamos que as interações comunicacionais se demonstraram possíveis e ativas entre as comunidades, com aspectos de colaboração, compreensão, assim como desentendimentos e diferentes apropriações de usos e práticas midiáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.