Pós-verdade, cálculos e superfícies informadas: apontamentos para uma decodificação das imagens em rede
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.224-241Palavras-chave:
Decodificação. Informação. Imagens técnicas. Design. Vilém Flusser.Resumo
Formulamos, no ensaio, apontamentos para a decodificação de imagens técnicas. Apropriamo-nos de conceitos de Vilém Flusser como o design, a informação, a dúvida, o universo das imagens técnicas, a ontologia dos números, entre outros. Em uma livre apropriação teórico-metodológica, nós analisamos as chamadas imagens da pós-verdade, tentando perceber as linguagens que as realizam. No caso, utilizamos imagens sobre o atentado ao então candidato Jair Bolsonaro que circularam no Twitter. As imagens revelam uma incapacidade tecnocultural e política de dar a ver seus jogos e de admitir a dúvida, para multiplicar os mundos possíveis e habitáveis. Apontamos para a produção experimental de imagens como um modo de desafiar o aparelho contemporâneo e para a desinformação das imagens como um modo de decodificação e de aprendizado do cálculo, o que resulta em uma revolução cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.